PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Para tornarmos o trabalho uma atividade alegre e criativa não basta apenas alterarmos as formas de organização do trabalho, mas também é fundamental que seja estimulada uma revisão das posturas das pessoas frente a seu trabalho, a partir do autoconhecimento em termos de preferências e projeto de vida.”
(Dutra)
Contribui para:
*Adequação dos projetos de desenvolvimento das pessoas com o projeto de desenvolvimento da empresa.
*Estimular e dar suporte para que as pessoas planejam sua vida profissional
*Auxiliar as pessoas a identificarem e trabalharem seus pontos fortes e lidarem com seus pontos fracos.
*Oferecer um instrumental às empresas que permita o uso de pontos fortes das pessoas
*Possibilitar maior transparência na negociação de expectativas empregados x empresa
*Oferecer um instrumental conceitual e técnico para a administração estratégica de RH
*Direcionar e integrar as diversas práticas de gestão das pessoas.
Envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições;
Reflete necessidades, motivos e aspirações individuais e imposições da organização e da sociedade;
Do ponto de vista do indivíduo, engloba o entendimento e avaliação de sua experiência e potencialidade em comparação com a perspectiva da organização;
Engloba políticas , procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais, níveis organizacionais, compensação e movimento de pessoas.
UM MODELO PARA PLANEJAMENTO DE CARREIRAS
Estabelecimento de objetivos de carreira
Identificação de oportunidades de carreira
Plano de ação
Auto-
avaliação
PASSOS PARA O PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Primeira etapa: Avaliação pessoal
*Clarificação da identidade individual (o que gosta, não gosta; o que sabe fazer bem x não sabe; o que valoriza x não valoriza);
*Busca de uma avaliação de terceiros sobre as reflexões efetuadas anteriormente;
*Visualização do futuro (projeção para daqui há 5 anos, considerando composição familiar, saúde, lazer, situação econômica, desenvolvimento cultural pessoal e da família, comunidade e vida espiritual);
*Realização de um balanço entre a situação atual e a projetada;
Segunda etapa: avaliação da carreira
*Avaliação dos pontos fortes e fracos da carreira (vantagens e desvantagens competitivas no mercado de trabalho);
*Análise do ambiente (dentro da empresa e da ocupação, dentro da empresa e fora da ocupação, fora da empresa e da ocupação, fora da empresa e dentro da ocupação);
*Implementação da estratégia;
*Avaliação.
Para tornarmos o trabalho uma atividade alegre e criativa não basta apenas alterarmos as formas de organização do trabalho, mas também é fundamental que seja estimulada uma revisão das posturas das pessoas frente a seu trabalho, a partir do autoconhecimento em termos de preferências e projeto de vida.”
(Dutra)
Contribui para:
*Adequação dos projetos de desenvolvimento das pessoas com o projeto de desenvolvimento da empresa.
*Estimular e dar suporte para que as pessoas planejam sua vida profissional
*Auxiliar as pessoas a identificarem e trabalharem seus pontos fortes e lidarem com seus pontos fracos.
*Oferecer um instrumental às empresas que permita o uso de pontos fortes das pessoas
*Possibilitar maior transparência na negociação de expectativas empregados x empresa
*Oferecer um instrumental conceitual e técnico para a administração estratégica de RH
*Direcionar e integrar as diversas práticas de gestão das pessoas.
Envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições;
Reflete necessidades, motivos e aspirações individuais e imposições da organização e da sociedade;
Do ponto de vista do indivíduo, engloba o entendimento e avaliação de sua experiência e potencialidade em comparação com a perspectiva da organização;
Engloba políticas , procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais, níveis organizacionais, compensação e movimento de pessoas.
UM MODELO PARA PLANEJAMENTO DE CARREIRAS
Estabelecimento de objetivos de carreira
Identificação de oportunidades de carreira
Plano de ação
Auto-
avaliação
PASSOS PARA O PLANEJAMENTO DE CARREIRA
Primeira etapa: Avaliação pessoal
*Clarificação da identidade individual (o que gosta, não gosta; o que sabe fazer bem x não sabe; o que valoriza x não valoriza);
*Busca de uma avaliação de terceiros sobre as reflexões efetuadas anteriormente;
*Visualização do futuro (projeção para daqui há 5 anos, considerando composição familiar, saúde, lazer, situação econômica, desenvolvimento cultural pessoal e da família, comunidade e vida espiritual);
*Realização de um balanço entre a situação atual e a projetada;
Segunda etapa: avaliação da carreira
*Avaliação dos pontos fortes e fracos da carreira (vantagens e desvantagens competitivas no mercado de trabalho);
*Análise do ambiente (dentro da empresa e da ocupação, dentro da empresa e fora da ocupação, fora da empresa e da ocupação, fora da empresa e dentro da ocupação);
*Implementação da estratégia;
*Avaliação.
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