quarta-feira, 8 de abril de 2009

Avalie a sua carreira todo dia


Avaliar a carreira deve ser uma ação contínua na vida de qualquer profissional.
Procure sempre fazer uma auto-análise no que se refere ao desenvolvimento da sua carreira. Partindo do autoconhecimento você poderá traçar o seu planejamento de carreira de forma estruturada.

Abaixo, listo alguns pontos que você deve observar em sua auto-avaliação.


VALORES
Quais os aspectos da sua vida que você valoriza e que o fazem feliz? Para algumas pessoas, o status social é um valor fundamental; já para outras, abrir mão da qualidade de vida pode ser sinônimo de profunda insatisfação. Ter consciência dos próprios valores é de fundamental importância para nortear decisões na vida profissional.

Como você quer viver?
Quanto quer ganhar?
Como quer trabalhar: como empreendedor, como empregado, em casa ou como autônomo?


PERFIL

Qual é o seu perfil profissional? Se para você for difícil identificar sozinho, busque fazer uma avaliação com os instrumentos existentes no mercado: MBTI, INSIGHT, PREDON, PPA, QUATI, ARSEM etc.

Procure também listar suas principais habilidades e competências (por meio de instrumentos de avaliação de desempenho, "feedbaks" dos demais colaboradores da empresa).

A avaliação de perfil trará a você subsídios para que identifique a melhor função a ser exercida por você (de comando, de análise, de coordenação, de orientação etc.)


POSICIONAMENTO

Como você é reconhecido pelos outros? Qual o traço marcante que você apresenta no seu desempenho profissional e que o torna diferenciado? Saber aproveitar o que tem de mais particular em termos de desempenho é de fundamental importância para uma colocação de sucesso no mercado.

CONHECIMENTOS

Faça um mapeamento dos conhecimentos que já acumulou:

• Conhecimentos adquiridos em sala de aula - técnicos da sua área, de outras áreas que não a de sua formação (direito, economia, marketing, contabilidade, administração etc.), línguas estrangeiras, conhecimentos gerais.
• Conhecimentos adquiridos no campo de trabalho (práticos)
• Ferramentas administrativas, programas, técnicas de liderança, planejamento, métodos de gestão administrativa (gestão pela qualidade, gestão do conhecimento etc), processos diversos (compras, sistemas avaliativos, sistemas de informação etc.).


MISSÃO

Procure definir sua missão. Da mesma forma que as empresas definem suas missões no desenvolvimento do planejamento estratégico, é de fundamental importância que, num planejamento de carreira, o profissional tenha em mente qual o seu propósito de vida.

VISÃO

Saber onde quer chegar é imprescindível para manter o foco da carreira. Sem essa percepção, o desalinhamento das ações pode se tornar uma constante, promovendo desvios importantes na evolução da carreira.


ANÁLISE DO CURRÍCULO

Mais do que avaliar a formatação de um documento, analisar o currículo refere-se a observar o foco, a coerência, as ausências de pontos importantes, as pontuações desnecessárias. Relacionar as realizações profissionais e seus resultados é um ítem da maior importância na construção de um bom currículo.


ANÁLISE DO MERCADO

É fundamental que você conheça as necessidades do ramo em que está inserido. A partir daí, poderá buscar as reais oportunidades que o mercado oferece (manter-se informado por meio de rede de relacionamentos, fóruns, debates, seminários, newsletters, clippings, pesquisas etc.).




PLANO DE AÇÃO

Com base nos dados levantados, estabelecer as ações de curto, médio e longo prazo, em busca dos objetivos traçados. Aqui entrarão os cursos a serem desenvolvidos, o aprimoramento de conhecimento em línguas, a busca de mudanças internas na empresa (áreas, setores, papéis), um redirecionamento de carreira (quando for o caso), a busca de uma nova colocação no mercado quando for o caso).
É no plano de ação que se estabelece o que (qual a ação necessária), como (qual a forma mais adequada, dada a situação do profissional), quando (qual o melhor momento para o desenvolvimento da ação) e o quanto (investimento necessário para cada ação).

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso

2 comentários:

  1. As inscrições para os cursos de pós-graduação em Contabilidade Internacional e Gestão da Logística Empresarial da PUC-Campinas já estão abertas.
    Acesse o site e para mais informações:
    http://www.puc-campinas.edu.br/pos/lato/

    ResponderExcluir