quarta-feira, 8 de abril de 2009

Momento de Planejar a Carreira


“O planejamento de carreira é um processo organizado e pensado, em que uma pessoa faz uma auto-análise da sua trajetória profissional, das suas ambições e desejos profissionais, das suas motivações e paixões. Analisa alternativas futuras, estabelece objetivos profissionais, identificando potenciais oportunidades de carreira, e implementa um plano de ação para realizá-los”, explica Felipe Westin, vice-presidente de Planejamento Estratégico da ABRH-SP e diretor corporativo de RH da Bristol-Myers Squibb. Segundo ele, o planejamento pode seguir as seguintes etapas:

- Análise pessoal, em que o profissional identifica suas áreas de competências, suas características pessoais, seus interesses e paixões (o que ele adora fazer e se envolver, que tipos de trabalho fazem com que se sinta energizado e animado), bem como os fatores de satisfação e insatisfação no trabalho.

- Análise do ambiente, em que ele observa as tendências e oportunidades dentro e fora da empresa e dentro e fora da sua ocupação.

- Estabelecimento dos objetivos de carreira.

- Identificação das estratégias de carreira.

- Implementação das estratégias.

- Avaliação dos resultados.

“O planejamento é um processo de reflexão em que não existem formo-las mágicas. Ele indica rumos, ou seja, não é detalhista; dá ênfase aos pontos fortes e às visões de médio e longo prazo; e orienta ações no curto prazo”, resume Westin.

Fonte: ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos

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